Logotipo e design: Jornal Nacional (JN) renova visual aos 40 anos


O Jornal Nacional da noite de segunda-feira (31) não começou com o tradicional “boa noite”.

A saudação só veio depois que Fátima Bernardes mostrou a renovada redação do noticioso. Em seguida, foi a vez de William Bonner apresentar o novo cenário onde a dupla cumprimentou os telespectadores. Seria essa a primeira vez que um dos mais importantes jornais da TV brasileira começaria sem uma de suas marcas registradas?

Sim, houve quebra de protocolo, mas não se tratou de descortesia. Foi quase uma licença devido às comemorações pelos 40 anos do principal jornal da Rede Globo. As mudanças visuais do estúdio de transmissão – uma rotina para o programa desde a época de Cid Moreira – foram sutis. Entre elas, a inclusão de um telão ao fundo da bancada, que irá mostrar animações de acordo com os assuntos tratados.

O globo terrestre, presente no cenário desde 2000, agora está em movimento para acompanhar sua matriz – no caso, o planeta Terra “que, afinal de contas, se move”, como salientou Bonner, agora mais interativo com sua parceira de bancada. Ainda no tema, as matérias internacionais ganharam vinhetas próprias, com animações no estilo Google Maps para localizar de onde o correspondente está falando.

Logotipo do Jornal Nacional também sofreu mudanças

Aproveitando a mudança gráfica, as vinhetas de abertura, bem como o logotipo do Jornal Nacional, também sofreram mudanças, incorporando tons de vermelho cromado sobre o azul esmaltado – esta, marca do designer oficial da casa, Hans Donner.

Depois da escala das notícias habituais, um bloco inteiro foi dedicado ao repórter Ernesto Paglia, o primeiro de uma série de profissionais decanos da casa que serão homenageado pelo JN. Ao final, o segundo “boa noite”, já sem delongas, mostrando que a notícia não pode esperar. Nem no dia do próprio aniversário.


0 comentários: