A fronteira do marketing

Palestra: A fronteira do marketing: O entretenimento de marca e a mídia social
Palestrante: Mike McGraw – Big Fuel (EUA)


Big Fuel. Uma agência nova-iorquina de engajamento digital de consumidores. De lá veio o palestrante que encerrou o segundo dia de palestras do MaxiMídia 2009. Mike McGraw é responsável pela distribuição e operações da agência, e falou ao público presente e à audiência em todo o Brasil e Curitiba, onde a RICTV transmite em tempo real o evento. O assunto foi os novos limites da mídia social na criação de valor da marca.
“Nós fazemos a ponte entre o que as marcas querem fazer e o que os consumidores percebem por meio das mídias sociais”, afirmou. O segredo seria criar algo interessante o suficiente para fazer com que as pessoas acessem às mídias sociais, sendo estas consideradas uma mídia de escolha. E uma mídia que está crescendo em importância no mundo todo. Para ilustrar, Mike mostrou alguns exemplos. Enquanto a internet demorou quatro anos para atingir os 58 milhões de usuários e o Ipod tardou três para chegar no mesmo número, o Facebook chegou aos 100 milhões de usuários em apenas nove meses. As mídias sociais já passaram a pornografia, como conteúdo mais acessado na rede.
Durante a palestra, Mike deixou claro o tamanho da revolução das mídias sociais. “Ela contesta toda a sabedoria comum”, disse. Não teria a ver mais com o simples fato de fazer com que as mensagens cheguem aos consumidores. A palavra chave agora é relevância. “É preciso fazer com que as pessoas se importem com as marcas, e para isso ela precisa ser relevante”, conclui. Mas ainda que o sucesso das redes sociais, como facebook, twitter e blogs seja comprovado, é preciso cuidado.
Cerca de metade dos programas de mídia social fracassam. Isso porque o conteúdo não seria relevante. Grandes marcas também ainda não sabem usá-las, e tentam forçar o produto aos consumidores criando blogs para que se parecessem iniciativas vindas de baixo para cima, enquanto na verdade eram as próprias agências de publicidade que o produziam. Assim como John Gerzema, da Y&R dos EUA, disse na palestra de ontem, Mike McGraw reiterou que uma mentira destas é rapidamente exposta pelos internautas, e facilmente percebida.

WISP!
Grande parte da palestra foi destinada à exposição do case Wisp, uma nova escova de dentes lançada pela Colgate. “Buscamos sociabilizar o conteúdo, com uma nova forma de entretenimento e compartilhamos tudo pela net”, afirmou Mike. Foram feitos aplicativos no facebook, e uma gama enorme de vídeos gerados pelos próprios usuários (alguns estão disponíveis nos links abaixo).

Criou-se um movimento social ao redor do conceito da campanha: Be More Kissable. O slogan foi desenvolvido por meio de grupos de discussão, pesquisas de mercado e estatísticas da empresa. Tudo para mostrar o que seria mais atraente ao público consumidor. “Depois nosso trabalho foi fazer com que as pessoas desejem fazer parte desse novo movimento”.
Para concluir, Mike McGraw disse que se a campanha e o produto forem relevantes, as pessoas irão manter os sites de mídia social por anos e anos, uma vez que os canais já tenham sido criados. Por isso a necessidade do engajamento do consumidor. A mídia social teria que vir de baixo para cima, e não ao contrário. Para isso: “esteja lá, seja relevante e seja útil”, concluiu o publicitário. 

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