Gmail agora funciona offline com o Google Gears

Muita gente não adere totalmente ao Gmail porque não poderia usá-lo quando estivesse sem internet. Agora Google dá um jeito de fazer com que o Gmail funcione offline também. A novidade vem chegando aos poucos.

O Google lançou o que todo mundo já esperava: o o Gmail agora funciona offline com o Google Gears.

Parte do pacote Labs - e, portanto, deve ser habilitada na aba correspondente - a funcionalidade ainda é bem beta e ainda está sendo disponibilizada aos poucos para os usuários, então se você ainda não tem, fique tranquilo que logo você terá.

Embora hoje em dia numa grande metrópole seja possível encontrar conexão em praticamente qualquer lugar - seja em um shopping ou café, seja numa LAN house, seja na wifi liberada do vizinho que emprestamos como nossas mães emprestavam uma colher de fermento para terminar o bolo.

Aliás, esse pode ser o fermento ou funcionalidade que faltava para a adoção do Gmail como cliente de e-mail e maior case de web app que existe crescer exponencialmente. Muita gente ainda insiste em clientes offline - principalmente no Mac, que tem o ótimo Mail - para poder ter acesso a tudo sem precisar de internet.

Um bom amigo dessa novidade são os navegadores-de-um-site-só, que assim como o samba de uma nota só do Jobim, são tão bonitos quanto simples. Tanto o Fluid para Mac quanto o Prism da Fundação Mozilla para PC e o Chrome do Google fazem um web app como o Gmail funcionar como se fosse uma aplicação independente do navegador, com sua própria alocação de memória e tudo.

Assim será possível usar o Gmail da mesma maneira que se usa um cliente desktop de e-mail: clicando a qualquer momento num bonito icone e usando com ou sem conexão à internet.

Esse é mais um caso que mostra que os web apps vieram para ficar e têm potencial para ganharem de longe de muitos aplicativos instalados na máquina. Aliás, se hoje o Gmail já é mais rápido que todos os clientes desktop que eu conheço, quero só ver como ele vai voar com o Gears instalado.

[Webinsider] Por Gilberto Alves Jr.

0 comentários: