Veja algumas:
- Layouts simples
- Layouts centralizados
- Design mais focado no conteúdo (diagramação)
- Efeitos 3d usados com moderação
- Backgrounds mais leves e neutros
- Cores fortes usadas com cautela
- Redução na quantidades de ícones
- Valorização de áreas de respiro (espaços vazios)
- Textos grandes com apelo visual
Os layouts simples estão em alta, principalmente para blogs e portais.
Parece que existe um consenso entre web designers e clientes de que sites mais simples funcionam melhor.
O que se busca são páginas com leitura intuitiva, do topo ao rodapé, onde o visitante não fica com o olhar perdido sem saber pra que direção seguir. Dessa forma tudo fica mais leve e sólido.
Há alguns anos atrás o mais popular eram layouts alinhados a esquerda ou layouts que ocupavam a tela inteira (liquid, full-width).
Hoje se percebe uma preferência por layouts que ocupem o centro da tela. Se por um lado isso aumenta a extensão da tela e a necessidade de usar a barra de rolagem, em compensação, aumenta as áreas de respiro e a organização do conteúdo.
Os bons designs atuais colocam mais esforço na comunicação do que na decoração.
Percebemos isso em layouts cada vez mais limpos e "livres", menos blocos e linhas duras. Detalhes gráficos mais suaves e simples, cores fortes usadas em locais que realmente precisam receber maior destaque.
Não adianta criar uma bela interface para depois inserir o conteúdo. O trabalho do designer já prevê o conteúdo desde o início e a criação é feita a partir dele.
As áreas de respiro também são uma característica dos designs modernos que veio para melhorar significantemente a experiência dos visitantes.
Nossos olhos precisam de espaço para permitir que possamos distinguir e identificar claramente os objetos e informações.
Uma última característica que gostaria de ressaltar são os textos grandes.
Obviamente não é indicado que se faça um site inteiramente com um corpo de fonte muito grande. O que se vê em bons designs é: Faça o texto mais importante maior que o texto normal do site.
Claro que essa técnica também deve ser utilizada com moderação. Use a variação do tamanho do texto como um guia para o visitante, para que ele possa facilmente identificar onde quer ir, o que é importante e o que ele deve ver em seguida.
0 comentários:
Postar um comentário