Características do webdesign atual.

Algumas características se destacam quando analisamos as melhores produções de design de websites atuais.


Veja algumas:

  • Layouts simples
  • Layouts centralizados
  • Design mais focado no conteúdo (diagramação)
  • Efeitos 3d usados com moderação
  • Backgrounds mais leves e neutros
  • Cores fortes usadas com cautela
  • Redução na quantidades de ícones
  • Valorização de áreas de respiro (espaços vazios)
  • Textos grandes com apelo visual


Os layouts simples estão em alta, principalmente para blogs e portais.


Parece que existe um consenso entre web designers e clientes de que sites mais simples funcionam melhor.

O que se busca são páginas com leitura intuitiva, do topo ao rodapé, onde o visitante não fica com o olhar perdido sem saber pra que direção seguir. Dessa forma tudo fica mais leve e sólido.

Há alguns anos atrás o mais popular eram layouts alinhados a esquerda ou layouts que ocupavam a tela inteira (liquid, full-width).

Hoje se percebe uma preferência por layouts que ocupem o centro da tela. Se por um lado isso aumenta a extensão da tela e a necessidade de usar a barra de rolagem, em compensação, aumenta as áreas de respiro e a organização do conteúdo.

Os bons designs atuais colocam mais esforço na comunicação do que na decoração.

Percebemos isso em layouts cada vez mais limpos e "livres", menos blocos e linhas duras. Detalhes gráficos mais suaves e simples, cores fortes usadas em locais que realmente precisam receber maior destaque.

Não adianta criar uma bela interface para depois inserir o conteúdo. O trabalho do designer já prevê o conteúdo desde o início e a criação é feita a partir dele.

As áreas de respiro também são uma característica dos designs modernos que veio para melhorar significantemente a experiência dos visitantes.

Nossos olhos precisam de espaço para permitir que possamos distinguir e identificar claramente os objetos e informações.

Uma última característica que gostaria de ressaltar são os textos grandes.


Obviamente não é indicado que se faça um site inteiramente com um corpo de fonte muito grande. O que se vê em bons designs é: Faça o texto mais importante maior que o texto normal do site.

Claro que essa técnica também deve ser utilizada com moderação. Use a variação do tamanho do texto como um guia para o visitante, para que ele possa facilmente identificar onde quer ir, o que é importante e o que ele deve ver em seguida.
Fonte: bertholdo

0 comentários: