Entenda como o Design pode melhorar seu produto e alavancar as vendas

O que é Design?

Entende-se por design a melhoria dos aspectos funcionais, ergonômicos e visuais dos produtos, de modo a atender às necessidades do consumidor, melhorando o conforto, a segurança e a satisfação dos usuários.

O design é uma ferramenta que permite adicionar valor aos produtos industrializados, levando à conquista de novos mercados.

As empresas têm usado o design como poderoso instrumento para introduzir diferenciações no produto e destacar-se no mercado, perante os seus concorrentes. Hoje ele é um dos principais instrumentos para empresas competirem nos mercados nacional e internacional.

Benefícios

São muitos os benefícios alcançados com a utilização do design:

1- Na imagem da empresa

Usando o design, as pessoas passam a ver a empresa como inovadora, coerente com as tendências mundiais. Quando a identidade visual dos produtos e da empresa é a mesma, o consumidor olha o produto e o associa, imediatamente, à imagem da empresa.

2- Na otimização de custos

O design, além de levar a empresa a oferecer um produto que atrai o consumidor, faz com que este produto seja fabricado com economia, usando formas mais eficientes, matérias-primas e processos de fabricação adequados, evitando desperdícios.

3- Na exportação

Uma empresa do ramo de frutas precisa de embalagens que as proteja, sejam fáceis de transportar e atraiam o consumidor quando colocadas na prateleira. Com um bom projeto, a empresa não só distribuirá melhor o produto no mercado nacional, mas também no exterior.

4- No aumento da competitividade

As empresas enfrentam uma forte concorrência de produtos inovadores que se diferenciam pelo design. Nessa disputa, sairá vencedora aquela que se destacar com o cliente, através de seu design agregando valores ao produto.
A força das empresas do setor de jóias está no design. O design de pedras combinadas com o ouro ou a prata exerce forte atração sobre o consumidor, garantindo o mercado, levando as empresas a competir de igual para igual.

Todos esses benefícios valorizam o produto, tornam as empresas mais competitivas, possibilitam a conquista de novos mercados e de melhor qualidade de vida.

O design como “vendedor” de produto

O design atua como vendedor de produto através da estética e da funcionalidade. O primeiro contato com o produto é visual, daí a importância da estética. Quando o consumidor pode escolher entre um produto com um visual agradável e outro sem esse atrativo, ele escolherá o primeiro. A forma do produto e seu acabamento devem conquistar o consumidor, cada vez mais exigente.

O design e os métodos de produção devem estar associados de forma que resultem em um produto com um custo competitivo, que o cliente realmente queira comprar.

O segundo contato ocorre no momento do uso do produto, quando a funcionalidade fala mais alto. Através do design, os produtos ficam mais fáceis de usar, de manutenção simples, seguros e confortáveis. E o consumidor, satisfeito com o uso do produto, o recomenda a outros consumidores, criando assim, um ciclo virtuoso. Quando esses consumidores quiserem comprar outros produtos, procurarão ser fiéis à marca das mesmas empresas que os satisfizeram anteriormente.

O design traz vida nova aos produtos e influencia na imagem da empresa

A construção de uma imagem positiva no mercado, passando para o consumidor a idéia de solidez, organização e confiabilidade, é importante para as empresas. Isto porque é essa imagem que poderá determinar suas vendas, pois estará intimamente associada aos seus produtos e serviços.

Como surgiu?

Se pararmos para pensar, o design sempre existiu, pois para fabricar uma ferramenta de pedra lascada, por exemplo, já existia o design, mesmo que inconscientemente. Mas a partir do século XX os produtos fabricados em massa eram pouco funcionais e, muitas vezes mal-acabados. O design surgiu para ser a ferramenta das empresas em busca de um produto melhor.

Com o design, firmou-se a idéia de que “a forma segue a função”, ou seja, aquilo que é bem projetado do ponto de vista funcional acaba tendo uma forma agradável, atraindo o cliente.

Como se manifesta?

O design se manifesta, principalmente, através de duas qualidades: funcionalidade e estilo. As pessoas sempre associam design ao bom gosto, a algo bem feito. Os melhores recursos que temos para descobrir o design são os nossos sentidos, principalmente os da visão e do tato, empregados no uso do produto ou serviço.

Como se apresenta?

As duas formas conhecidas de design são:

Gráfico: são os projetos de marca (logotipo) e do material de papelaria da empresa (papéis timbrados, cartões de visita, etc.), do visual da embalagem, dos cartazes, dos folhetos, das capas dos livros e dos discos.

De produto: São os projetos de objetos, tais como aparelho de barbear, móveis, automóveis, torneiras, etc.

Assim, um CD de música vem em uma caixa plástica com uma capa de papel dentro. O projeto da caixa plástica é design de produto; o da capa ou folheto é design gráfico.

Como se desenvolve o design?

Quem trabalha com design experimenta algumas formas diferentes de criar, gerando uma quantidade de desenhos. Seleciona as soluções mais promissoras e se concentra nelas, aperfeiçoando-as. Finalmente, escolhe a que se desenvolveu melhor e cria novas alternativas. A idéia escolhida é aprimorada, até que seja viável a produção.

Fonte: Maciel Rizzi, CGI-Moveleiro 08/09/2006

0 comentários: