10 motivos pra não usar introduções em sites

Artigo retirado do Digital Paper.

Tenho que admitir que muita coisa mudou no Flash desde que comecei a falar mal dele. Hoje em dia, ele já é indexável pelos sistemas de busca e sua funcionalidade aumentou. Logicamente, sempre tem aqueles que querem um site em Flash e erram em alguns pontos básicos. Entre eles, as introduções. Esse artigo não visa falar mal do Flash como ferramenta para desenvolvimento de sites, então comentários do tipo “você é um idiota e não entende nada de Flash - sites em Flash são isso e aquilo e tal” serão taxados como “escrotos” e prontamente deletados. Não estou falando mal de Flash - estou falando mal de introduções em sites, com Flash ou sem. Leia até o final antes de falar besteiras ;)

O que algumas pessoas não entendem - e geralmente, são os clientes pois são eles que pedem essas atrocidades - é que raramente uma introdução (em Flash, ou até mesmo imagem estática) vai beneficiar o site em algo. Então, vamos ler estes motivos e usá-los como argumento para dissuadir o cliente a fazer algo assim.

1. Entrei aqui para encontrar algo

A maioria das pessoas acessam um site para procurar alguma informação que você possa ter nela, então por que enrolar o usuário mostrando algo que não vai ser de utilidade pra ela? É como você querer entrar em uma loja para comprar um pacote de bolachas, mas antes de poder entrar você é obrigado a assistir um vídeo institucional de 5 minutos de duração com informações que em nada contribuem com o que você veio procurar.

2. Se acessei seu site, é por que eu quero entrar nele

As piores introduções em Flash são aquelas que são estáticas, ou que nem em Flash são: estão em formato de imagem. É como se você estivesse perguntando ao seu usuário “Você tem certeza que deseja entrar aqui?”. Por que? Existe algo ruim aqui dentro? É capaz de algo me acontecer? Por que você está me perguntando isto? Talvez você não pense assim, mas algumas pessoas podem ficar desconfiadas. De qualquer maneira, não prive o usuário de ter acesso imediato ao seu site, sem ficar enrolando ele ou pedindo para ele confirmar se deseja entrar ou não.

3. Quer me parar de tentar me vender algo antes de eu poder acessar o site?

Alguns marketeiros insistem em colocar animações na introdução com todo tipo de publicidade possível. Mas será que não é possível deixar a pessoa escolher antes se ela quer ser bombardeada com milhares de “splashes” com o preço e as milhares de utilidades de um produto? Esses efeitos podem ser utilizados para esconder algum defeito grave do produto. Por via das dúvidas, nunca deixe dúvidas.

4. Eu tenho pressa

"O concorrente está apenas a um click de distância". Sempro lembro da frase daquele filme Snatch[bb]